quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Feira Estadual de Ciência e Tecnologia - florianópolis


Nos dias 16 e 17 de novembro de 2017, as alunas do 1º ano do Ensino Médio vespertino Érica e Daiana representaram a escola na XII Feira Estadual de Ciência e Tecnologia de SC com o trabalho: "A topografia da região dos cânions no Sul do Brasil como pesquisa escolar", orientadas pela professora Morgana Lopes de Matos Cardoso. Segue abaixo o resumo deste trabalho:

"A região do Extremo Sul Catarinense está localizada entre as encostas da Serra Geral e o Litoral do Oceano Atlântico, conhecida como Aparados da Serra. De acordo com Godoy et al (2011), as escarpas da Serra Geral configuram um dos maiores eventos tectônicos ocorridos no Planeta (135-119 M.a) e está associada à ruptura do continente Gondwânico. Atualmente, quatro municípios catarinenses da região do Extremo Sul Catarinense, localizados nas encostas da Serra Geral, estão inseridos no Projeto denominado Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul: Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande; além de outros três gaúchos: Cambará do Sul, Mampituba e Torres. Segundo o Programa Mundial da UNESCO, um Geoparque é uma marca atribuída para unidades territoriais que possuem patrimônio geológico de importância científica, raridade e beleza. Por ser um município que precisa desenvolver-se e estar situado nas proximidades da área que está inserida na proposta da UNESCO “Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul”, São João do Sul necessita que seus munícipes se interem desses assuntos, para que possamos agregar na decisão do órgão responsável e tornar nossa região ainda mais reconhecida internacionalmente através da conquista do Geoparque. A Escola Professora Maria Solange Lopes de Borba, onde foi desenvolvida a presente pesquisa escolar, localiza-se nas proximidades da SC 290 e à aproximadamente 16 km do município de Praia Grande, que está inserido no Projeto Geoparque e na área do Parque nacional dos Aparados da Serra. A proposta da presente pesquisa escolar nasceu da intenção pedagógica de explorar a região através de seus aspectos físicos e introduzir o estudo da ciência topográfica e formas de relevo regional. O relevo pode ser compreendido como o resultado da ação de forças internas e externas (exógenas e endógenas) que atuam ao longo de milhões de anos (MOREIRÃO, 2013). Uma das ciências relacionadas a representação do relevo é a Topografia. Esta estuda as formas do relevo terrestre e seus processos, no que diz respeito a sua origem e evolução. Moreirão (2013) cita que a água é fundamental na dinâmica da natureza o que torna importante também o estudo desses conceitos na presente pesquisa. Acreditando na ideia de que é preciso conhecer para valorizar, o objetivo desse projeto é divulgar os resultados dessa pesquisa e contribuir com a proposta levada a UNESCO, disseminando o reconhecimento aos munícipes através daqueles que irão garantir a prosperidade de nossa região, os nossos jovens alunos. O procedimento para chegar aos resultados consiste em pesquisar sobre os aspectos bióticos e abióticos locais, via bibliografia recomendada e saída a campo para coleta de informações. Os resultados dessa pesquisa está na realização de maquetes topográficas utilizando cartas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na escala de 1:100.000, e também na elaboração de relatórios de campo contendo os estudos da região visitada."














Nenhum comentário:

Postar um comentário